6 de ago. de 2011

Entrevista com Vh2 - Familia LDR

Hoje estamos levando ao ar, a entrevista cedida pelo rapper Vh2, integrante do grupo Família L.D.R. (Lokos da Rima).

Prod. Dj Caique
Vh2 está prestes a lançar seu CD Promo intitulado "Apocalipse" ainda para esse mês de agosto (que você poderá conferir aqui na Vanguarda), o cd virá com faixas inéditas e algumas já conhecidas e lançadas recentemente como: Abrigo dos refúgiados; Apocalipse; Resistencia (Mixtape Arsenal Bélico) e a música Nosso Sangue. Contando também com produções de Dj Caique, Phill & Dj Mayk (Terceira Safra).




ENTREVISTA:

1- De onde surgiu o apelido VH2 e o que significa?

Vh2 - O nome surgiu quando eu ainda estudava ( no tempo de pichação ainda ) e depois disso resolvi usar no RAP. Significa Vinicius Hip Hop, mais todo mundo me chama só de VH [risos]

2- Quando, como e por que você começou a cantar rap?

Vh2 - Sou ouvinte do RAP desde moleque, a idéia de cantar Rap surgiu quando o Jota R me chamou pra fazer umas batalhas de rima pela internet em um Fórum e tal, o ano não me lembro mais foi em meados 2004 por ai [risos]. Nesse mesmo tempo eu já escrevia umas paradas mas nada sério, até o Jota R me chamar pra formar a LDR, dai o resto é só começo da história.

3- O que te incentivou a lançar músicas solo?

Vh2 - Então eu sempre cantei em grupo ou dupla, pra mim foi mais como um desafio de autoconhecimento e capacidade de saber até aonde posso chegar não só com o RAP, mais como pessoa mesmo, aprender a fazer meus corre sem ficar na bota de ninguém.

4- E quanto ao grupo Familia LDR?

Vh2 - O grupo ainda existe, temos novos sons escritos, é só uma questão de tempo. Ocorreu alguns fatores que fez com que a Família LDR ficasse fora do cenário ( nenhum tipo de treta pra deixar bem claro ) mas aos poucos vamos retornando.

5- Nos fale um pouco sobre seu CD Promo intitulado "Apocalipse".

Vh2 - O cd vai ser disponibilizado via download, e também serão feitas algumas cópias com capa e contra capa que serão vendidas a preço de custo. O cd vai vir com 8 faixas incluindo as que já foram lançadas como : Apocalipse, Nosso Sangue, Abrigo dos Refugiados e Resistência. As produções serão do Dj Caíque, Phill e Dj Mayk do Terceira Safra.

Arte/Capa


6- Comparando as músicas atuais e antigas (tanto na Familia LDR, quanto nos seus solos), sentimos uma notória evolução em varios aspectos, a caminhada solo lhe ajudou em partes nessa evolução?

Vh2 - Sim e muito porque todo o trabalho é por minha conta, desde a escolha dos beats até o temas a serem abordados é tudo 100% eu no trabalho solo, é claro também tem todo o amadurecimento quanto pessoa, o modo de pensar, de agir, o jeito de colocar as palavras na música isso tudo vem com o tempo. Quem quer trabalhar com o RAP sempre tem que visar sua própria evolução.

7- Ha alguns anos atrás o rap do Lauzane não era conhecido como é hoje, à quem se deve essa notoriedade conquistada?

Vh2 - Deve-se muito a cada mc ou grupo do Lauzane que vem trabalhando arduamente para que isso possa acontecer. Não chego a dizer que seja uma notoriedade porque o RAP vem crescendo muito no Brasil todo, mais é muito bom fazer parte dessa saga de grandes talentos que vem da minha quebrada como o Terceira Safra, Projota, Rashid e o próprio LDR, fora a música há muito talento escondido por aqui assim como em qualquer periferia.

8- Quais seus projetos futuros (Solo e na Familia LDR)?

Vh2 - To trabalhando já em um EP solo que vai vir com algumas parcerias, e tem também um projeto junto com o Jota R. O EP é para o próximo ano e a com a LDR ainda não tem data definida.

9- Quais são as influencias/inspirações dentro e fora da música ?

Vh2 - Minha maior influência e inspiração é minha vida e minha família, e procuro sempre que escrevo cada letra analisar bem o que tá escrito, tenho bons críticos dentro de casa e isso me ajuda muito na hora de compor. Faço tudo com muito amor e respeito pela música.

10- Quais livros e filmes você indica?

Vh2 - É difícil indicar algo porque é sempre muito pessoal essas paradas mas eu gosto muito dos filmes: Ritmo de um sonho ( Hustle&Flow ), Coach Carter Treinando para vida. Na leitura gosto do Caçador de Pipas, Rota 66, Olga e por ai vai [risos].

Por:Heithor Portela / @Hheithor
11- De que forma você analisa o FUNK?

Vh2 - É uma pena ver o Funk ser tratado com essa falta de respeito, sendo usado como forma de poluição sonora onde seu conteúdo “Poético” é a difamação da mulher e associação ao tráfico. Me entristece ver que os valores foram modificados de forma radical, uma espécie de lavagem cerebral através de uma batida que realmente é envolvente agregado ao baixo conteúdo lírico da música ( ao meu ver nenhum conteúdo ). Sinto saudade do tempo em que o Funk era Claudinho e Buchecha, do Rap Brasil entre outros, isso sem citar o nosso mestre James Brown, do balanço ritmado. Hoje em dia o Funk é nada mais nada menos que a degradação músical consentida por uma grande maioria.

12- O rap aparenta ser dividido em dois grupos, o Gangsta e o Undergroud, não vemos shows de rap com esse dois estilos juntos, você acha possivel mesclar os dois para o rap ser mais unido?

Vh2 - Infelizmente ainda existe essa separação, não muito, mas ainda se vê bastante a divisão justamente por causa do rótulo que foram dados ao RAP (Gansgta ou Underground). Enquanto for dadas nomenclaturas ao RAP vai ocorrer divergências tanto de público como dos próprios cantores isso é fato, e se nós queremos ver o RAP se unir cada vez mais, primeiro devemos descaracterizar os rótulos, RAP é RAP.

13- Espaço total aberto, fique à vontade.

Vh2 - Quero agradecer ao Vanguarda do Rap Nacional pela oportunidade concedida, agradecer a minha família que sempre me apoiou nesse corre e nada mais do que justo dá um salve pra eles rs, só eles sabem o quanto é difícil nossa vida.

Agradecer a todos aqueles que estão envolvidos direta e indiretamente nesse meu primeiro trabalho, deixar um salve pro Lauzane tamu crescendo quebrada. É isso tamu junto, sem mais pro momento se precisar é só dá um grito que é nóiz Nunca deixe nada nem ninguém dizer que você não pode, todo mundo tem um sonho seja ele o mais besta ou inútil que for, todo mundo tem o direito de sonhar VH2 LDR.

Por:Heithor Portela / @Hheithor
Contatos para shows.:
- contatovh2@gmail.com

Twitter.:

SoundCloud.:

Facebook.:









"Paz à quem merece."