10 de nov de 2011

Qual a diferenca? CDs, EPs e Mixtapes

ma breve matéria criada para esclarecer a diferença dos variados tipos de mídias que o Rap usa hoje em dia. Os breves textos explicativos foram extraídos de fonte de pesquisa (Sites como: Google, yahoo, etc).

CD (Compact Disc)

Sobrevivendo no Inferno - Racionais Mc's
CD (abreviatura de Compact Disc, "disco compacto" em inglês) é um dos mais populares meios de armazenamento de dados digitais, principalmente de música comercializada e softwares de computador, caso em que o CD recebe o nome de CD-ROM. A tecnologia utilizada nos CD é semelhante à dos DVD.

Foi inventado em 1979, e comercializado a partir de 1982.

Uso em Armazenamento de dados diversos:

Capacidade: 700 MB / 79 min. e 57 seg. de áudio
Mecanismo de leitura:   780 nm de onda laser semicondutora
Desenvolvido por:  Sony e Philips
Dimensões:   12 cm de diâmetro (tamanho comum universal) ou 8 cm (tamanho reduzido)




EP (Extended Play)

Cartas aos meus - Projota
Extended play (EP) é uma gravação em vinil ou CD que é longa demais para ser considerada um compacto (single), e muito curta para ser classificada como álbum. Normalmente um álbum tem oito ou maisfaixas e tem duração variando entre trinta e sessenta minutos; um compacto pode ter somente uma faixa e geralmente tem uma duração típica de cinco a quinze minutos; um EP tem entre quatro e oito faixas e duração de 15 a 35 minutos.

Alguns artistas preferem chamar um EP de mini-álbum para dar um significado maior ao seu trabalho ao invés de ser classificado apenas como mais um aditivo em sua discografia.



Mixtape

Primeira mixtape da Vanguarda
Mixtape é uma compilação de canções, normalmente com copyright e adquiridas de fontes alternativas, gravadas tradicionalmente em cassete. As canções podem encontrar-se de forma sequêncial ou agrupadas por características comuns como ano de publicação, gênero e outros aspectos mais subjetivos. Como consequência também tem surgido mixtapes de vídeos.

As primeiras e mais comuns mixtapes eram bootlegs em formato stereo 8, se vendiam nos chamados mercado das pulgas e em postos de gasolina desde os finais dos anos 60 até o começo dos 80 com nomes como Super 73, Country Chart Toppers ou Top Pops 1977. As compilações com o ano no título só podiam ser postas a venda antes do natal e no começo do ano, conseguindo assim bons resultados de venda.

Com a chegada do som digital para os consumidores de todo o mundo, a criação e distribuição das mixtapes tem evoluído de formato, os CDs e MP3 tornaram-se o método de escolha contemporânea, mas o termo mixtape ainda é comumente utilizado, mesmo para mixagens, em diferentes suportes (CD, MP3, MiniDisc, cassete, 8 track, etc).




Espero que depois destas explicações, a dúvida de alguns dos nossos leitores sejam exterminadas completamente. Comente a matéria, pesquise mais, e fique ligado que em breve teremos outras matérias explicativas.